Belo Horizonte, 28 de junho de 2026

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Abelardo de la Espriella responde Lula após vitória na Colômbia e defende união entre os dois países

Presidente eleito diz que relação entre Brasil e Colômbia deve superar ideologias, reforça a cooperação regional e traça os primeiros rumos de seu governo
Abelardo de la Espriella responde Lula após vitória na Colômbia e defende união entre os dois países
Abelardo de la Espriella responde Lula após vitória na Colômbia e defende união entre os dois países - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil | Charlie Cordero/Reuters

Ouça este conteúdo

0:00

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, respondeu nesta quinta-feira (25/06) à mensagem enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após a confirmação de sua vitória nas eleições. Em publicação nas redes sociais, De la Espriella defendeu uma relação de cooperação entre Brasil e Colômbia, baseada no respeito e na soberania, e afirmou que os dois países compartilham desafios que exigem atuação conjunta. “O Brasil é nosso vizinho e nossos povos se unem”, declarou.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

Segundo o novo presidente colombiano, a aproximação entre os países vai além dos problemas em comum e também passa pelos laços culturais, históricos, ambientais e comerciais. Para ele, essa cooperação precisa ser fortalecida entre os governos da região. De la Espriella também afirmou que seu mandato não será conduzido por ideologias. “A Colômbia, em liberdade e ordem, sob meu mandato, buscará um único objetivo: cumprir a aliança com o Povo que, como eu disse em campanha, não é de ideologias, mas de extrema coerência, e isso inclui nossos vizinhos do Brasil, à frente de seu Presidente Lula.”

Horas antes, Lula havia reconhecido oficialmente a vitória do colombiano e afirmou que a eleição representou a vontade democrática da população nas urnas. O presidente brasileiro também destacou que a amizade entre Brasil e Colômbia “transcendia ideologias” e manifestou o desejo de manter o trabalho conjunto em benefício dos dois povos. Na mensagem, Lula ainda citou três desafios compartilhados pelos países: a preservação da Amazônia, o combate à pobreza e o enfrentamento do crime organizado.

Abelardo de la Espriella foi declarado oficialmente presidente da Colômbia nesta quinta-feira (25). Com 99,91% das urnas apuradas, ele recebeu 49,65% dos votos, contra 48,70% do candidato de esquerda Iván Cepeda, uma diferença de cerca de 246 mil votos em um universo de pouco mais de 25 milhões de eleitores, segundo a contagem rápida do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A vitória encerra o primeiro governo de esquerda da história da Colômbia e marca uma mudança na condução política do país. Durante a campanha, De la Espriella prometeu reduzir em 40% os gastos públicos, encerrar os diálogos de paz com grupos armados iniciados pelo governo de Gustavo Petro, construir megapresídios inspirados no modelo de El Salvador e buscar apoio dos governos de Donald Trump e de Israel para operações contra o narcotráfico. Ele foi eleito com o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe e de partidos de centro-direita que ficaram fora do primeiro turno. A eleição também registrou número recorde de observadores internacionais, incluindo representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da União Europeia (UE). O chefe da missão da OEA, o ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernández, afirmou que não houve registro de suspeitas de fraude durante o processo eleitoral.