Belo Horizonte, 23 de junho de 2026

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Keir Starmer anuncia renúncia e abre disputa pelo comando do Reino Unido

Pressionado dentro do Partido Trabalhista, primeiro-ministro confirmou saída após meses de crise e dará início à transição de poder nas próximas semanas
Keir Starmer anuncia renúncia
Keir Starmer anuncia renúncia - Foto: AFP

Ouça este conteúdo

0:00

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou nesta segunda-feira (22/06) que vai deixar o cargo. A renúncia foi comunicada após uma conversa com o rei Charles, e a expectativa é que um novo líder assuma o governo britânico antes do retorno do Parlamento do recesso, previsto para setembro. Segundo Starmer, o processo de escolha do sucessor deve começar em 9 de julho.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

Em pronunciamento, o líder trabalhista afirmou que permanecerá no cargo durante a disputa interna para garantir uma transição organizada. “Permanecerei no cargo até o término da disputa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para garantir uma transição de poder ordenada. Darei total apoio ao meu sucessor”, declarou. Ele também informou que solicitará ao comitê executivo nacional do Partido Trabalhista a definição do cronograma para a escolha da nova liderança.

A saída de Starmer acontece após meses de pressão dentro do próprio partido. No sábado (20), o jornal inglês The Observer informou que o premiê havia decidido renunciar após concluir que sua permanência no cargo não era mais sustentável. A avaliação teria ocorrido depois de reuniões com ministros, assessores, doadores e líderes sindicais.

A crise política ganhou força nos últimos dias com a eleição de Andy Burnham para uma cadeira no Parlamento britânico na quinta-feira (19). Considerado o principal rival de Starmer dentro do Partido Trabalhista, Burnham passou a ser visto por parte dos parlamentares como um nome capaz de recuperar o apoio perdido pela legenda nos últimos anos.

Com a saída de Starmer, o Reino Unido terá seu sétimo chefe de governo em uma década. Em tom de despedida, o primeiro-ministro agradeceu aliados e servidores públicos e afirmou que pretende dedicar mais tempo à família. “Quero ser o melhor marido possível para minha fantástica esposa e o melhor pai para meus lindos filhos, que são meu orgulho. A questão que meu partido faz agora é se sou a melhor pessoa para nos conduzir à próxima eleição geral. Ouvi a resposta do meu partido parlamentar e a aceito com humildade.”