Belo Horizonte, 4 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Denúncia contra Bolsonaro pode sair a qualquer momento

Procuradoria-Geral da República finaliza decisão e ex-presidente pode enfrentar acusações nos próximos dias

Ouça este conteúdo

0:00

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pode apresentar até sábado (22) a primeira denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no caso da suposta trama golpista de 2022. A expectativa é da Polícia Federal (PF), que acredita que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, incluirá na acusação todos os crimes apontados no inquérito, cujas penas somam até 28 anos de prisão.

De acordo com informações obtidas pela CNN Brasil, Gonet já teria indicado a interlocutores na PF que sua decisão sobre a denúncia está pronta. Caso seja formalizada, a acusação incluirá, além de Bolsonaro, o ex-ministro Walter Braga Netto, apontado como um dos principais nomes envolvidos na investigação.

Se a denúncia for aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os investigados se tornarão réus, e a Corte precisará definir uma data para o julgamento. Ministros do STF pretendem encerrar o caso antes das eleições de 2026 para evitar que o processo interfira no pleito.

O ex-presidente, que está inelegível até 2030, foi indiciado pela PF em novembro de 2024 por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A investigação também envolveu 39 outras pessoas, incluindo ex-ministros e militares de alta patente.

plugins premium WordPress