Ouça este conteúdo
Gramado, nas Serras Gaúchas, foi palco de um trágico acidente aéreo neste domingo (22). Um avião de pequeno porte caiu na avenida das Hortências, que conecta Gramado a Canela, atingindo uma pousada, uma loja e um prédio residencial, após a aeronave se chocar com uma chaminé. O impacto causou uma explosão seguida de incêndio, deixando a área em chamas e espalhando destroços.
Testemunhas relataram um cheiro intenso de querosene nos arredores, enquanto equipes de emergência se mobilizaram rapidamente para socorrer as vítimas e conter as chamas.
Veja a seguir momento do acidente e vídeos gravados por pessoas no local:
Na pousada atingida, 15 pessoas ficaram feridas, sendo duas em estado grave. Todas foram levadas ao hospital da cidade. Felizmente, a loja de móveis estava vazia no momento do acidente, e um morador do prédio conseguiu escapar ileso.
Os ocupantes da aeronave, porém, não sobreviveram. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul confirmou a morte das 10 pessoas a bordo, incluindo o piloto, Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi. Além dele, estavam no avião sua esposa, três filhos, sua irmã, o cunhado e duas crianças. A aeronave havia decolado de Canela minutos antes, com destino a Florianópolis.
O governador Eduardo Leite manifestou pesar e destacou a rápida atuação das equipes:
“Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local. No momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”, escreveu o governador em sua rede social.