Belo Horizonte, 25 de dezembro de 2024

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Atualização do BPC: mais de 500 mil pessoas têm pagamento bloqueado

Ouça este conteúdo

0:00

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou que até 1,25 milhão de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam realizar a atualização cadastral. A medida afeta aqueles que não atualizaram o Cadastro Único (CadÚnico) nos últimos 48 meses. Mais de 517 mil pessoas ainda não atenderam a notificação e não procuraram o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para regularizar a situação.

Quem não fizer a atualização no prazo pode ter o pagamento do BPC suspenso. Para evitar isso, o INSS criou uma força-tarefa que atenderá os beneficiários que tiveram o benefício bloqueado. A atualização deve ser feita no Cras do município em que o beneficiário reside. Nas cidades com menos de 50 mil habitantes, o prazo é de 45 dias, e nas cidades maiores, é de 90 dias.

Além disso, os beneficiários podem consultar se têm pendências no CadÚnico pelo aplicativo Meu INSS, utilizando o CPF. O BPC garante um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais, e para pessoas com deficiência, desde que a renda per capita da família seja inferior a 1/4 do salário mínimo.

plugins premium WordPress