Ouça este conteúdo
A música gospel está bombando no Brasil. Somente em 2023, o Spotify registrou um aumento de 46% no número de ouvintes desse estilo. E não é só isso: em 2022, o gospel foi o gênero mais buscado no YouTube, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Para celebrar esse sucesso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na terça-feira (15), o Projeto de Lei n° 3.090, que cria o Dia Nacional da Música Gospel, a ser comemorado todo dia 9 de junho. A cerimônia contou com a presença de importantes figuras, como o ministro Alexandre Padilha e os deputados Otoni de Paula e Benedita da Silva.
A lei tem como objetivo destacar a importância da música gospel na cultura e religiosidade de milhões de brasileiros. Essa data comemorativa não só valoriza o gênero, mas também promove eventos que mostram como o gospel impacta positivamente a saúde mental e espiritual das pessoas.
O deputado Otoni de Paula destacou que a nova data chamará a atenção para o papel da música gospel como fonte de conforto psicológico e espiritual. Desde que chegou ao Brasil, o gospel conquistou um grande público e se tornou parte das tradições culturais do país, fortalecendo a indústria fonográfica, especialmente entre os evangélicos.
O dia escolhido para a celebração homenageia a missionária sueca Frida Vingren, nascida em 9 de junho de 1891, que foi cantora, compositora e ajudou a criar vários hinos religiosos.