Ouça este conteúdo
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se destacou mais uma vez ao ser a instituição de ensino superior com maior presença nas listas “top 10” de cada uma das 40 áreas analisadas no Ranking Universitário Folha (RUF). O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (21), mostra que os cursos da UFMG estão entre os mais bem avaliados em 39 dessas áreas.
Outras universidades públicas também se sobressaem no ranking. A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) aparecem com 38 cursos entre os melhores, enquanto a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possui 37, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) conta com 34 cursos destacados.
Por outro lado, nenhuma universidade privada brasileira alcançou mais de 30 cursos bem colocados na avaliação de 2024. A PUC-RS lidera entre as privadas, com 29 cursos em destaque, seguida pela PUCPR com 28 e PUC-Rio com 26. A PUC Minas ocupa a quarta posição entre as instituições particulares, com 25 cursos na lista.
O Ranking Universitário da Folha avalia as 203 universidades ativas do país com base em dados nacionais e internacionais, além de duas pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha. Os critérios incluem aspectos como pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação, levando em conta tanto dados numéricos quanto a percepção do mercado sobre as instituições.
Na visão geral de qualidade de ensino, a UFMG ocupa o 12° lugar entre as universidades mais completas do Brasil. Recentemente, a instituição também se destacou em um levantamento internacional da revista Times Higher Education (THE), onde ficou em 6° lugar entre as melhores universidades do Brasil e 9° na América Latina, além de estar na 294ª posição global, refletindo sua reputação institucional.