Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2024

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Superfungo fatal é encontrado em Minas Gerais

Ouça este conteúdo

0:00

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) revelou que três pacientes do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, testaram positivo para o temido superfungo Candida auris. Outros 22 casos estão sendo monitorados na unidade.

Identificado pela primeira vez em 2009 no Japão, esse fungo é conhecido por ser resistente à maioria dos tratamentos e pode causar infecções graves. Entre os infectados, dois já receberam alta, mas um ainda continua internado. Os 22 pacientes sob observação estão assintomáticos e aguardam resultados de exames.

O Candida auris é altamente contagioso e pode colonizar rapidamente a pele e o ambiente ao redor do paciente. Por isso, o Hospital João XXIII está seguindo rigorosos protocolos de segurança, como higienização das mãos e uso de luvas e aventais, para proteger todos os pacientes e profissionais de saúde.

Desde que os casos começaram a ser acompanhados em 2021, foram notificados 129 casos no Brasil, sendo apenas três confirmados até agora. O superfungo representa uma séria ameaça à saúde pública, pois não só é difícil de diagnosticar, mas também pode sobreviver por longos períodos em superfícies, aumentando o risco de surtos.

plugins premium WordPress