Ouça este conteúdo
São Thomé das Letras, no Sul de Minas Gerais, se destaca como a cidade com a maior porcentagem de pessoas morando sozinhas no estado. Com 820 moradores que não dividem a casa com ninguém, esse número corresponde a 29,2% das residências do local, famoso pelo seu turismo místico e pelas lendas que cercam a Serra da Mantiqueira. Os dados são do Censo 2022, divulgado pelo IBGE, que revelou um aumento significativo de 7 pontos percentuais nos mineiros que vivem sozinhos nos últimos 12 anos.
Em Minas Gerais, das 7,5 milhões de casas, 20% são ocupadas por apenas uma pessoa, totalizando mais de 1,5 milhão de solteiros. Essa configuração só é superada pelos lares compostos por casais ou famílias, que representam 64,7% dos domicílios, ou mais de 4,8 milhões.
Enquanto outras formas de moradia, como casais e amigos vivendo juntos, diminuíram, a quantidade de moradores solo aumentou de 13,1% para 20,0% em Minas nos últimos 12 anos, refletindo uma tendência nacional. No Rio de Janeiro, a cidade com mais pessoas morando sozinhas apresenta uma proporção de 23% do total de lares.
Ranking no Estado
Além de São Thomé das Letras, outras cidades também se destacam na lista dos municípios mineiros com a maior proporção de moradores solo. Em Estrela do Indaiá, a segunda colocada, 340 pessoas vivem sozinhas, representando 28,8% das casas. Em contraste, Pedra Bonita é o município com a menor taxa, com apenas 8,7% das residências ocupadas por uma única pessoa.
Top 5 cidades de MG com maior proporção de moradores sozinhos:
- São Thomé das Letras: 29,24%
- Estrela do Indaiá: 28,89%
- Pequeri: 28,84%
- Carbonita: 27,58%
- Santa Rita de Jacutinga: 27,54%