Ouça este conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece hospitalizado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), sem previsão de alta, conforme informaram os médicos da unidade. Ele foi internado após apresentar um quadro de obstrução intestinal, durante uma agenda no município de Santa Cruz, no interior do estado. Bolsonaro está com dieta zero e ainda não tem condições clínicas para deixar o hospital.
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
De acordo com o diretor médico da unidade, Luiz Roberto Leite Fonseca, o ex-presidente está com uma distensão abdominal causada por uma suboclusão intestinal e segue sob avaliação por exames de imagem. Apesar da melhora inicial com o uso de analgésicos e passagem de sonda nasogástrica, a equipe optou por manter o tratamento clínico, sem necessidade de cirurgia emergencial no momento. Ainda segundo Fonseca, Bolsonaro não tem previsão de alta e a evolução do quadro será acompanhada nas próximas horas.
O cirurgião geral Élio Barreto destacou que Bolsonaro não está se alimentando por via oral e que a alimentação está sendo feita exclusivamente por sonda. “Precisamos que haja uma melhora do quadro obstrutivo para que ele possa voltar a se alimentar e daí obter alta hospitalar”, afirmou. O ex-presidente ocupa um andar inteiro do hospital, por motivos de segurança, segundo os médicos. A medida, segundo a direção do hospital, não compromete o funcionamento normal da unidade, que possui mais de 300 leitos.
Bolsonaro passou mal na quinta-feira (11/4) e foi transferido de helicóptero para Natal em uma aeronave disponibilizada pela governadora Fátima Bezerra (PT). Ele foi recebido no hospital pelo secretário estadual de saúde, Alexandre Motta, que também é médico. Segundo pessoas próximas, o problema intestinal que ele enfrenta pode estar relacionado às sequelas da facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.