Ouça este conteúdo
A Pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (28) sobre as intenções de voto para prefeito de Belo Horizonte revela um cenário intrigante. Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 30%, enquanto a deputada federal Duda Salabert (PDT), uma mulher trans, aparece com 12%.
Este dado chama atenção por quebrar paradigmas e preconceitos, já que Salabert está à frente de candidatos de partidos conservadores, como o PL, liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, que defende a família tradicional. A candidata da comunidade LGBT+ está tecnicamente empatada com Bruno Engler (PL), que também possui 12%, e à frente do atual prefeito Fuad Noman (PSD), que tem 9%.
O atual prefeito é seguido por Carlos Viana (Podemos), com 8%; Rogério Correia (PT), com 6%; Gabriel (MDB), com 2%; Wanderson Rocha (PSTU), com 1%; Indira Xavier (UP), com 1%; e Lourdes Francisco (PCO), com 0%. Os indecisos somam 10%, enquanto aqueles que pretendem votar em branco, nulo ou que não votarão representam 9%.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, entrevistou 1.002 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado junto ao TSE sob o número MG-09915/2024.