Ouça este conteúdo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para o sábado (4) devido à previsão de chuvas fortes, com acumulados de até 60 mm, o maior registrado nos últimos cinco dias. O clima será marcado por pancadas de chuva, raios e rajadas de vento que podem alcançar até 50 km/h, com céu nublado durante todo o dia. O aviso segue até 8h deste domingo (5), e a cidade deve continuar com o tempo instável, com possibilidade de chuvas a qualquer momento, principalmente à tarde e à noite.
A temperatura mínima deve ficar em torno dos 18°C, enquanto a máxima pode atingir os 27°C. A umidade do ar, por sua vez, será de cerca de 60% à tarde. O acumulado de precipitação em Belo Horizonte, que já soma 350,9 mm de chuva, está aproximadamente 6% acima da média para o mês de janeiro, que é de 330,9 mm.
Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para chuvas intensas em todo o estado de Minas Gerais, com possibilidade de precipitação de até 30 mm por hora e ventos fortes de até 60 km/h. A Defesa Civil reforça que há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos e alagamentos, além de descargas elétricas.
Em relação aos riscos geológicos, a Defesa Civil de BH destacou que a região Noroeste da cidade apresenta risco geológico forte, enquanto as regionais Oeste e Centro-Sul têm risco moderado, devido aos volumes de chuva registrados na sexta-feira (3). Esse alerta segue até terça-feira (7).
A previsão é de que o clima continue instável nos próximos dias, com mais chuvas e trovoadas. O meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo, destaca que as temperaturas não devem subir muito devido à persistência de nuvens no céu.
O acumulado de chuvas em janeiro nas regionais de Belo Horizonte também é um reflexo dessa instabilidade:
- Barreiro: 54,1 mm (16,3%)
- Centro-Sul: 49,8 mm (15,0%)
- Leste: 57,2 mm (17,3%)
- Nordeste: 39,2 mm (11,8%)
- Noroeste: 76,0 mm (23,1%)
- Norte: 29,0 mm (8,8%)
- Oeste: 59,2 mm (17,9%)
- Pampulha: 23,0 mm (7,0%)
- Venda Nova: 22,4 mm (6,8%)
As autoridades pedem que a população continue atenta a possíveis riscos relacionados às chuvas fortes e busquem se proteger de forma adequada.