Ouça este conteúdo
A adolescente mineira Valentina, baleada ao entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, finalmente recebeu alta. Ela estava internada em Betim, na Grande BH, após ter sido transferida de um hospital carioca. O caso ganhou repercussão quando sua tia, a influencer Kamila Simioni, compartilhou a notícia nas redes sociais.
No dia 18 de setembro, Valentina e seu pai seguiram as orientações do GPS e acabaram entrando na comunidade controlada por uma facção criminosa. O carro foi abordado por homens armados, e, em pânico, o pai acelerou o veículo. Os criminosos atiraram, e uma das balas atingiu Valentina na lombar, perfurando seu intestino. A jovem passou por uma cirurgia e ficou internada no CTI do Hospital Estadual Getúlio Vargas, no Rio, antes de ser transferida para Minas Gerais.
Agora em casa, a adolescente desabafou sobre o trauma. Em suas redes sociais, ela contou que percebeu algo estranho ao entrar na comunidade, mas os tiros foram inesperados. Valentina disse que no momento do disparo, sentiu uma forte cãibra e pensou que poderia ficar sem andar ou até morrer. Hoje, ela afirma que não pretende voltar ao Rio de Janeiro.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro segue investigando o caso para identificar e prender os envolvidos.