Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2024

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Minas tem dois prefeitos gays eleitos

Ouça este conteúdo

0:00

Neste último domingo (6), duas cidades de Minas Gerais fizeram história ao eleger candidatos abertamente gays para a prefeitura. Rafael Freire (PSB) foi reeleito em Alpinópolis com 62,28% dos votos, e Donatinho (PSD) garantiu seu segundo mandato em Santa Bárbara do Tugúrio com 58,79% dos votos válidos.

Essas eleições também marcaram um aumento significativo na representação LGBTI+ em todo o Brasil. Segundo dados da ONG Vote LGBTI+, o número de eleitos subiu 180% em relação a 2020. A novidade deste ano é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu que os candidatos declarassem sua orientação sexual ao registrar suas candidaturas.

Rafael Freire, que já havia enfrentado desafios durante sua trajetória, incluindo episódios de homofobia, decidiu concorrer novamente após mobilização de apoiadores. Em Minas, 72.253 pessoas se candidataram e apenas 0,9% se identificaram como gays, enquanto a maioria se declarou heterossexual.

De acordo com a ONG Vote LGBTI+, 225 candidatos que se identificam como membros da comunidade LGBTI+ foram eleitos em todo o Brasil, um número que pode ser ainda maior, já que muitos não se registram abertamente.

plugins premium WordPress