Belo Horizonte, 24 de dezembro de 2024

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Minas intensifica ações de combate à violência contra a mulher

Ouça este conteúdo

0:00

O Governo de Minas está reforçando o combate à violência contra a mulher com ações estratégicas, após a redução dos índices de feminicídios e violência doméstica. De janeiro a setembro deste ano, houve uma queda de 24% no feminicídio e 1,7% na violência doméstica, se comparados com o mesmo período de 2023. Para intensificar ainda mais esses avanços e conscientizar a população sobre a importância das denúncias, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançou a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Em parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a primeira ação da campanha aconteceu nesta quinta-feira (21/11), com eventos nas cidades de Belo Horizonte, Santa Luzia, Uberaba, Governador Valadares e Patos de Minas. A programação contou com abordagens, distribuição de panfletos e atividades educativas, focadas em sensibilizar a população e alertar sobre o combate à violência contra as mulheres.

De acordo com a delegada Larissa Maia Campos Falles, a educação desempenha um papel crucial na redução da violência. Ela destaca que a campanha visa fortalecer a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar, lembrando que a Polícia Civil está preparada para acolher as vítimas de forma humanizada e orientá-las sobre os direitos e providências necessárias para interromper o ciclo de violência.

A Campanha dos 21 Dias de Ativismo, que nasceu em 1991 através do Women’s Global Leadership Institute, é realizada em mais de 160 países e tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência de gênero. Em Minas Gerais, a Sedese lidera as ações, com encontros, capacitações, debates e atividades culturais. A subsecretária de Política dos Direitos das Mulheres, Joana Coelho, destaca que a campanha busca envolver todos os cidadãos no enfrentamento da violência contra a mulher, promovendo uma verdadeira transformação social.

O movimento, alinhado com o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher (25 de novembro), se estende até o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). As atividades incluem capacitações, sensibilizações, debates e visitas técnicas, com o objetivo de provocar mudanças profundas e duradouras.

plugins premium WordPress