Ouça este conteúdo
Uma pesquisa da Genial/Quaest revelou que, se as eleições presidenciais fossem hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideraria com 32% das intenções de voto. Porém, uma surpresa: 58% dos entrevistados acham que ele não deveria tentar a reeleição.
No cenário eleitoral, Lula está à frente do ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que tem 18%, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%. Indecisos somam 18% dos entrevistados.
Se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030, não puder concorrer, a disputa se divide entre três figuras da extrema-direita. Marçal aparece com 15%, enquanto Tarcísio tem 13%, empatado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), que conta com 12% das preferências.
Quando se analisa apenas os eleitores que votaram em Bolsonaro em 2022, Michelle desponta com 24%, seguida de Tarcísio com 23% e Marçal com 22%.
A pesquisa também perguntou se Lula deveria tentar a reeleição, e 58% disseram que não, enquanto 40% acreditam que ele deveria tentar um quarto mandato. A pesquisa foi realizada entre 25 e 29 de setembro com 2.000 pessoas, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de confiança.