Ouça este conteúdo
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (23), os CEOs de Honda, Nissan e Mitsubishi anunciaram que as três fabricantes estão em negociações para formar uma nova holding. O processo ainda está em estágio inicial, mas já existem condições definidas para a estrutura da futura empresa. A Honda será responsável por nomear o CEO da nova holding e terá a maior parte do conselho de administração.
A Honda e a Nissan têm como objetivo concluir o acordo de fusão até junho de 2025, enquanto a Mitsubishi indicou que tomará uma decisão até o final de janeiro sobre sua integração ao novo conglomerado.
Entre as três empresas, a Honda é a mais sólida financeiramente. A Nissan, apesar de sua grande presença no mercado global, enfrenta uma crise financeira devido a investimentos insuficientes em tecnologias híbridas e à crescente concorrência dos carros elétricos chineses. A Mitsubishi, por sua vez, tem enfrentado dificuldades financeiras por anos e conta com a Nissan como seu principal acionista. A Nissan, por sua vez, tem a Renault como acionista majoritário, e a montadora francesa destacou que ainda se trata de uma conversa inicial entre as empresas japonesas.
Embora ainda haja muitos detalhes a serem definidos, alguns prazos já foram estabelecidos. A nova holding pode ser listada na Bolsa de Tóquio a partir de agosto de 2026, e os primeiros carros desenvolvidos em conjunto pelas três montadoras devem chegar ao mercado antes de 2030.