Ouça este conteúdo
Um verdadeiro pesadelo tecnológico: hackers invadiram o sistema de aspiradores-robô nos Estados Unidos e usaram a câmera para espionar famílias! A brecha de segurança permitiu que criminosos controlassem os modelos Deebot X2s, da Ecovacs, transformando esses gadgets em olhos e ouvidos indiscretos dentro de casa.
Vítimas relatam que ouviam ofensas racistas vindas dos alto-falantes dos robôs. Daniel Swenson, um advogado de Minnesota, ficou apavorado. “Parece que era uma criança ou um adolescente falando. Eles pulavam de dispositivo em dispositivo, bagunçando a vida das famílias”, contou. O robô da família de Swenson ficou tão assustador que ele decidiu desligá-lo e guardá-lo na garagem, especialmente por ficar perto do banheiro onde seus filhos tomam banho.
E não parou por aí! Um morador de Los Angeles teve seu aspirador perseguindo o cachorro da família, enquanto em El Paso, no Texas, outro homem ouviu gritos racistas saindo do robô. Esses relatos, todos ocorridos em maio deste ano, deixaram os donos em choque.
A Ecovacs disse que está investigando o ataque, mas não revelou quantos dispositivos foram hackeados. O pior é que especialistas já tinham avisado sobre a vulnerabilidade, encontrando falhas no conector Bluetooth que davam acesso a mais de 100 metros de distância. Apesar das queixas, a empresa afirmou que não encontrou provas de invasões em seus sistemas.