Ouça este conteúdo
A Justiça do Trabalho mandou uma padaria de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, indenizar um gerente de produção ferido em uma explosão. O acidente aconteceu no dia 15 de julho de 2019, quando ele colocou essência de baunilha no forno para aromatizar o local.
Após analisar o caso, a Décima Turma do TRT-MG decidiu que o gerente receberá R$ 20 mil por danos morais, R$ 3 mil por danos estéticos e uma pensão mensal em parcela única por danos materiais. O profissional, com 30 anos de experiência, contou que seguia ordens dos sócios para deixar a padaria mais cheirosa.
Uma testemunha do acidente revelou que já havia um vazamento no forno, que foi reportado aos patrões, e que era comum usar essências como baunilha, coco e laranja para atrair clientes. Ela também mencionou que não sabia que essas essências eram inflamáveis. A juíza considerou que o gerente não foi o único culpado, pois estava apenas cumprindo ordens e que a empresa não tomou as devidas precauções de segurança.
A magistrada destacou que a responsabilidade pela segurança dos funcionários cabe à empresa, que deve seguir as normas de saúde e segurança do trabalho. O acidente, segundo ela, ocorreu por negligência da padaria, que permitiu uma prática perigosa e expôs o empregado ao risco.