Ouça este conteúdo
Uma explosão ocorrida na tarde desta quarta-feira (8), durante uma obra da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), no bairro Lourdes, região Centro-Sul da capital, deixou quatro operários feridos, um deles em estado grave. O acidente foi registrado na esquina da avenida Álvares Cabral com a rua Espírito Santo, enquanto os trabalhadores realizavam manutenção na rede pluvial.
De acordo com informações preliminares, uma explosão ocorreu quando os operários atingiram acidentalmente um cabo de alta tensão da rede subterrânea da Cemig. Uma descarga elétrica, de aproximadamente 13.800 volts, causou queimaduras graves em três trabalhadores, sendo que um deles precisou ser intubado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O quarto ferido foi socorrido pelos populares antes da chegada das equipes de resgate. Todos foram encaminhados ao Hospital de Pronto Atendimento João XXIII.
A Prefeitura lamentou o ocorrido e informou que os trabalhadores atuavam em nome da empresa terceirizada Mauma Engenharia, contratada para realizar a interligação de bocas de lobo com o objetivo de melhorar a vazão de água das chuvas e reduzir alagamentos. A obra era de pequena porte e estava prevista para ser concluída na quinta-feira (9).
Falta de ordem de serviço e irregularidades
Durante perícia realizada pela Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRTE/MG), foi constatada a ausência de uma ordem de serviço para a obra, documento indispensável para a execução de atividades de risco. A fiscalização também concordou com outras irregularidades, como a aparente negligência em relação aos alertas sobre a presença de redes subterrâneas da Cemig e da Gasmig no local.
“A empresa Mauma Engenharia, contratada pela PBH, perfurou o solo para a drenagem da rede pluvial e atingiu o cabo de alta tensão da Cemig, o que ocorreu na descarga elétrica e no ferimento dos trabalhadores”, informou a superintendência.
O superintendente regional do trabalho, Carlos Calazans, solicita que a Cemig reforce, em todo o estado, avisos de segurança específicos às prefeituras e à população, especialmente em períodos de chuvas. A companhia, por sua vez, garantiu que já adotará tais medidas e que intensificará as campanhas de conscientização.
Em nota, a Cemig informou que equipes foram deslocadas para a região do acidente a fim de avaliar os danos e realizar reparos. Apesar da gravidade do incidente, nenhum cliente teve o fornecimento de energia interrompido.