Ouça este conteúdo
A educação pública de Minas Gerais está em destaque com a 26ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Três alunos mineiros se destacaram, com direito a uma medalha de ouro e duas de prata. A competição, organizada pela Unicamp, segue o modelo de grandes olimpíadas acadêmicas, como as de Matemática e Física.
Otávio Rocha, aluno da Escola Estadual Doutor José Pacheco Pimenta, em Brasilândia de Minas, levou a medalha de ouro ao somar 375 pontos em sua avaliação. Apaixonado por programação e matemática, o jovem de 15 anos se preparou usando a plataforma online Neps Academy, parte do programa Jovem Talento Tech, que oferece treinamento em programação.
O diretor da escola, Paulo Pinto, comemorou o resultado e destacou o incentivo que a instituição oferece. Segundo ele, a escola sempre apoia os alunos em competições como essa, fornecendo estrutura e orientação para aprimorar seus conhecimentos.
Além de Otávio, João Felipe Soares, da E.E. Tomé Portes Del Rei, e Bruno Gregorio, da E.E. Doutor Juscelino Barbosa, conquistaram medalhas de prata, elevando ainda mais o nome de Minas Gerais na OBI.