Ouça este conteúdo
A influenciadora Vivi Noronha foi alvo de uma operação da Polícia Civil nesta sexta-feira (1º/11) no Rio de Janeiro, no âmbito da ação Rifa Limpa. O objetivo é investigar sorteios ilegais promovidos nas redes sociais. Durante a ação, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do casal, que é investigado por possíveis fraudes em bens sorteados.
Apesar de não ser o foco da investigação, o funkeiro MC Poze do Rodo se envolveu na polêmica, alegando que a operação é um reflexo do preconceito que enfrentam por sua origem. Ele declarou que, embora a busca fosse sobre Vivi, os dois estavam tranquilos, pois não fazem nada de errado. Poze ainda afirmou que muitos bens foram apreendidos, mas que tudo seria resolvido com a ajuda de advogados.
Na operação, também foram expedidos mandados para outros influenciadores, como Roginho Dú Ouro e Jon Jon, totalizando 10 ordens de busca. Quatro carros, avaliados em mais de R$ 1 milhão, foram apreendidos. A polícia investiga crimes como jogo de azar, lavagem de dinheiro e associação criminosa, apontando que os influenciadores utilizavam suas redes para divulgar sorteios ilegais, simulando credibilidade através de métodos fraudulentos.
Para realizar sorteios desse tipo, é necessária a autorização da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria (SECAP), e apenas instituições sem fins lucrativos podem promovê-los.