Ouça este conteúdo
O primeiro dia do conclave no Vaticano terminou sem a escolha do novo papa. A tradicional fumaça preta, vista no final da tarde desta quarta-feira (7), sinalizou que os 133 cardeais reunidos na Capela Sistina ainda não chegaram a um consenso. Para que um novo pontífice seja eleito, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos eleitores, ou seja, 89 votos. Até o momento, isso não aconteceu. Esse cenário, segundo especialistas, é considerado comum, já que a primeira votação tende a ser simbólica e marcada por votos de cortesia. Veja o momento em que fumaça preta sai da chaminé:
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
O conclave é o processo reservado e secreto que define o próximo líder da Igreja Católica, e seu andamento é acompanhado com atenção pelo mundo inteiro. Desde o momento em que os cardeais entram na Capela Sistina, todo o procedimento é pautado por rituais centenários e pelo sigilo absoluto. A fumaça preta ou branca que sai da chaminé do local, produzida pela queima das cédulas, é a única forma de comunicação com o público durante o processo. A fumaça branca, que ainda não apareceu, indica que o novo papa foi escolhido. Agora os cardeais seguirão em confinamento e o Conclave continuará com novas votações.
A expectativa é de que o segundo dia seja mais decisivo. Historicamente, as últimas eleições pontifícias aconteceram no segundo dia de votação, o que aumenta a tensão e a expectativa para esta quinta-feira (8). A partir de agora, podem ser realizadas até quatro votações diárias, divididas entre manhã e tarde.
O que está previsto para o segundo dia de conclave:
-
Por volta das 5h30: Primeira votação do segundo dia. Se houver consenso, a fumaça branca será vista; caso contrário, nenhuma fumaça será emitida.
-
Por volta das 7h: Segunda votação. Se o papa for eleito, a fumaça branca sairá da chaminé da Capela Sistina. Se não, haverá fumaça preta.
-
Por volta das 12h30: Terceira votação. A fumaça branca indicará uma definição. Se persistir o impasse, nenhuma fumaça será emitida.
-
Por volta das 14h: Quarta e última votação do dia. Uma eventual fumaça branca anunciará a escolha do novo pontífice. Em caso de desacordo, sairá novamente fumaça preta.