Ouça este conteúdo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na tarde desta sexta-feira (20), um alerta severo para os moradores e motoristas que circulam pelas Avenidas Vilarinho, Sebastião de Brito e Bernardo Vasconcelos. A forte chuva, que começou a cair no final da tarde, fez o alerta ser emitido destacando o risco iminente de alagamentos e enxurradas nessas regiões.
O alerta pegou muitos de surpresa, já que esta foi a primeira vez que o sistema é acionado na capital mineira. No comunicado, a população foi orientada a evitar trafegar por áreas de risco e buscar locais seguros para prevenir acidentes.
As avenidas já são conhecidas pelo histórico de alagamentos durante o período chuvoso e podem se transformar em verdadeiros rios, colocando em risco a segurança de motoristas e pedestres.
Motoristas que utilizam o trecho devem redobrar a atenção e, se possível, optar por rotas alternativas. Pedestres também são orientados a evitar áreas alagadas, onde o volume de água pode esconder buracos e oferecer riscos ainda maiores; não tentar atravessar enxurradas e procurar abrigo seguro durante tempestades, mantendo distância de áreas abertas. Caso haja sinais de deslizamento, saia imediatamente do local e avise as autoridades, contatando a Defesa Civil (199), o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190).
A Defesa Civil informou que o final de semana seria marcado por tempo instável em todo o estado de Minas Gerais. Nos horários em que os alertas foram emitidos, a chuva foi considerada “extremamente forte” nas regionais de Venda Nova, Norte, Pampulha, Nordeste e Barreiro.