Ouça este conteúdo
O setor de comércio e serviços foi responsável por 77% das novas vagas de emprego geradas em Minas Gerais, segundo o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Com base nos dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o estado registrou um saldo de 15.840 novas vagas: 5.692 foram geradas pelo comércio e 12.741 pelos serviços. Esses setores, que hoje empregam 3,2 milhões de pessoas em Minas, demonstram uma forte recuperação e crescimento.
Entre os novos postos criados, as mulheres preencheram 71% das vagas. A economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, explica que o aumento na oferta de empregos está gerando um ciclo positivo de consumo e crescimento econômico no estado. A Região Central de Minas liderou a geração de empregos, com a maioria das oportunidades preenchidas por jovens de até 24 anos, e um aumento expressivo de contratações para quem possui ensino superior.
O estudo também apontou que, embora o setor agropecuário tenha registrado queda no saldo de empregos, o cenário geral é de recuperação. Minas Gerais segue em alta, acompanhando a taxa de desemprego nacional, que está no segundo menor índice desde 2014.