Ouça este conteúdo
Belo Horizonte registrou neste sábado (3) a menor temperatura do ano até agora. Por volta das 6h, a estação de medição do Mangabeiras marcou 12,3ºC e a do Cercadinho, 13,2ºC, conforme a Defesa Civil. Este foi o ponto mais baixo da temporada, superando as duas outras temperaturas mais baixas de 2025, registradas ontem e em 8 de abril, quando os termômetros indicaram 13,5ºC e 13,3ºC, respectivamente.
A previsão é de temperaturas mínimas que podem chegar a 12ºC neste sábado, com o fenômeno climático da massa de ar polar mantendo a cidade em uma onda de temperaturas baixas. O frio deve continuar em Belo Horizonte nos próximos dias, especialmente até a próxima quarta-feira (7). A Defesa Civil alerta para o frio mais intenso, que pode afetar o conforto térmico da população, principalmente nas primeiras horas da manhã e à noite.
Entretanto, a partir de quarta-feira (7), a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia aponta para uma mudança gradual nas temperaturas. As mínimas devem subir, com temperaturas variando entre 18ºC e 27ºC na quinta-feira (8). Para sexta-feira (9) e sábado (10), as máximas podem atingir 28ºC e 29ºC, respectivamente, trazendo um alívio para o calor nos dias seguintes. Apesar disso, as madrugadas ainda podem registrar temperaturas mais amenas durante esse período.
Com a previsão de frio intenso, é importante que os belo-horizontinos se protejam, especialmente quando as temperaturas tendem a ser mais baixas. O uso de agasalhos, cobertores e atenção redobrada para quem tem comorbidades ou condições de saúde sensíveis ao frio são essenciais para enfrentar esse período de baixa temperatura.