Ouça este conteúdo
Na manhã desta segunda-feira (28 de abril), uma tubulação da mineradora Vale se rompeu sob a Ponte Alberto Flores, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, interditando o local e exigindo atenção dos motoristas que trafegam pela estrada que liga o Córrego do Feijão à cidade. Apesar da interdição, a Prefeitura de Brumadinho informou que não há risco para moradias ou pessoas. Ainda assim, a recomendação é que a população evite circular nas imediações da ponte até nova atualização.
Segundo comunicado oficial da Prefeitura, o rompimento ocorreu por volta das 9h e mobilizou rapidamente equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar, além do comandante da região. Embora a ponte esteja interditada, o trânsito está sendo desviado para rotas alternativas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o chamado foi registrado às 5h30 da manhã, sem vítimas. Inicialmente, a corporação foi empenhada para atender o caso, mas logo foi informada de que a situação havia sido controlada.
A mineradora Vale, por sua vez, esclareceu que não se tratou de um rompimento de adutora, como informado inicialmente, mas de uma tubulação que integra o sistema de aspersão de água para controle de poeira na estrada Alberto Flores. Conforme a empresa, o vazamento foi contido e uma limpeza do bueiro está sendo realizada para garantir o escoamento completo da água acumulada. A Vale também reforçou que não existe qualquer tipo de ameaça às comunidades próximas.
Embora o cenário tenha gerado preocupação inicial, a Prefeitura de Brumadinho reiterou que o incidente não envolve risco de rompimento de barragens ou situações semelhantes. O município destacou que medidas de segurança foram adotadas de imediato e reforçou o pedido para que a população mantenha distância da área até que os serviços sejam totalmente finalizados e novas orientações sejam divulgadas.