Belo Horizonte, 22 de maio de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Anvisa bloqueia duas marcas de azeite após denúncia de irregularidades

Decisão atinge produtos de origem desconhecida e retira marcas do mercado após fiscalização do Ministério da Agricultura
Anvisa proíbe azeite
Anvisa proíbe azeite

Ouça este conteúdo

0:00

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de mais duas marcas de azeite de oliva no Brasil: Alonso e Quintas D’oliveira. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (20/05) e ocorreu após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) denunciar a “origem desconhecida ou ignorada” dos produtos. Segundo o órgão, as embalagens apresentavam irregularidades graves, como CNPJ inexistente das embaladoras e outras infrações sanitárias.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

Com isso, as marcas citadas não podem ser fabricadas, importadas, distribuídas, comercializadas e nem mesmo divulgadas em campanhas publicitárias. A decisão segue uma série de ações que já retiraram ou proibiram a venda de lotes de pelo menos 38 marcas de azeite desde o início do ano passado, todas por irregularidades como adulteração ou falta de informações sobre a origem.

Para quem possui em casa ou em estabelecimentos comerciais algum produto das marcas agora proibidas, a orientação do Mapa é clara: interromper imediatamente o uso. Além disso, o consumidor pode exigir a substituição do produto por outro de igual valor, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Assim, evita-se o consumo de um alimento potencialmente fraudado ou de qualidade duvidosa.

A recomendação oficial inclui ainda cuidados essenciais na hora da compra: desconfiar de preços muito abaixo da média, verificar se a empresa está regularmente registrada, evitar azeites vendidos a granel, conferir atentamente a data de validade e os ingredientes descritos no rótulo, além de sempre optar por produtos mais recentes. Esses cuidados são fundamentais para garantir a qualidade e segurança do azeite de oliva consumido no país.

plugins premium WordPress