Ouça este conteúdo
Na noite de terça-feira (01 de janeiro), Carmésia, cidade localizada no interior de Minas Gerais, vivenciou uma celebração marcante para comemorar a reeleição de seu prefeito, Atos Tácio (AVANTE). O evento reuniu os moradores da cidade em uma grande festa na praça central, onde churrasco e chopp foram servidos de graça, como parte de uma tradição local que visa celebrar a posse do chefe do Executivo municipal.
Com pouco mais de 2.600 habitantes, conforme o Censo de 2022, Carmésia foi tomada por um clima de descontração e confraternização. Tendas foram montadas com churrasqueiras e torres de cerveja para atender aos presentes, enquanto um palco recebeu uma banda local que animou a noite. O evento não se limitou à posse de Atos Tácio, mas também aproveitou o momento para celebrar as festividades de fim de ano.
O prefeito reeleito, que concorreu sozinho nas eleições de 2024, tem 34 anos e é casado. De acordo com a declaração de bens apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Atos Tácio possui patrimônio estimado em R$ 670 mil.
Em entrevista ao portal O TEMPO, o especialista em direito público Bernardo Pessoa ressaltou que a realização de eventos como esse é legal, desde que os custos sejam arcados com recursos privados. “Se o evento for bancado por recursos próprios e obedecer à legislação local, não há nenhum problema em realizar festas e shows para comemorar vitórias eleitorais”, explicou.
O prefeito Atos Tácio confirmou que os recursos para a festa vieram de fontes privadas, e que cerca de 400 kg de carne foram preparados, junto a 30 barris de chopp, para atender à população. O show musical, segundo ele, foi uma parte das festividades de final de ano e não teve relação direta com o evento de posse.
Essa celebração não é uma novidade para os moradores de Carmésia, já que a cidade tem como tradição marcar a posse do prefeito com eventos de confraternização e celebração popular