Ouça este conteúdo
A pesquisa Quaest, divulgada nessa segunda-feira (30), confirma um cenário competitivo na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte. Mauro Tramonte (Republicanos) lidera com 27% das intenções de voto, seguido de perto por Bruno Engler (PL) com 21%, configurando um empate técnico no limite da margem de erro de 3 pontos percentuais.
Fuad Noman (PSD) aparece com 20%, também em empate técnico com Engler.
Em comparação com a pesquisa anterior de 18 de setembro, Tramonte caiu 1 ponto, dentro da margem de erro, enquanto Engler subiu de 18% para 21%. Fuad manteve seus 20%.
Outros candidatos incluem Duda Salabert (PDT) com 8%, Gabriel (MDB) com 5%, Rogério Correia (PT) também com 5%, Carlos Viana (Podemos) com 2%, e Indira Xavier (UP) que subiu para 1%. Lourdes Francisco (PCO) e Wanderson Rocha (PSTU) não pontuaram. Indecisos somam 6%, enquanto 6% optaram por branco/nulo/não votar.
Felipe Nunes, diretor da Quaest, destaca o impacto da associação de Engler com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A intenção de voto em Engler entre eleitores de Bolsonaro aumentou de 26% em agosto para 44% em setembro. A percepção de que Engler é apoiado por Bolsonaro também cresceu de 34% para 64%.
A pesquisa, contratada pela TV Globo, entrevistou 1.002 eleitores entre 27 e 29 de setembro. Com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%, o levantamento foi registrado no TSE sob o número MG-09740/2024.