Belo Horizonte, 19 de maio de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Gripe aviária ameaça nova área e pressiona exportações de frango no Brasil

Investigação do Ministério da Agricultura envolve propriedade de subsistência próxima ao foco inicial no RS
Gripe aviária
Gripe aviária

Ouça este conteúdo

0:00

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) está apurando um possível novo caso de gripe aviária em uma criação doméstica de subsistência no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS). A propriedade está localizada em um raio de 3 km do foco inicial de contaminação já confirmado na região. Técnicos do Mapa coletaram amostras de material genético no local, que foram enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), em Campinas.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

Desde a chegada do vírus H5N1 ao Brasil, em 15 de maio de 2023, o país já investigou 2.883 casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa em aves. Desse total, 166 foram confirmados como gripe aviária, o que representa cerca de 5% das notificações. Dos casos confirmados, apenas um foi registrado em granja comercial. Três ocorreram em criações de subsistência e 164 envolveram aves silvestres, segundo dados oficiais do Ministério da Agricultura.

De acordo com o governo federal, o novo caso em análise não afeta as exportações brasileiras de carne de frango. Isso porque a propriedade investigada não participa da cadeia produtiva voltada à exportação. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil precisa de um período de 28 dias sem novos registros para ser considerado livre do vírus e, assim, retomar completamente as exportações aos países que suspenderam a compra do produto nacional. Até o momento, o Ministério da Agricultura informa que estão suspensas temporariamente as exportações para a China, União Europeia, Canadá e África do Sul, com interrupção da certificação feita pelo Brasil. Além disso, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul notificaram oficialmente a suspensão das importações.

Além do foco confirmado em Montenegro, o Mapa investiga outras duas suspeitas de gripe aviária em granjas comerciais — uma em Santa Catarina e outra no Tocantins. Outros quatro casos estão sob análise em criações de subsistência localizadas nos estados de Sergipe, Ceará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Até o momento, os únicos casos confirmados são em Montenegro (RS), em uma granja comercial, e em Sapucaia do Sul (RS), em um zoológico onde cisnes foram encontrados mortos.

O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoossanitária em Montenegro. A pasta também reforça que não há risco no consumo de carne de frango ou de ovos.

plugins premium WordPress