Ouça este conteúdo
O novo papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), mal assumiu o comando da Igreja Católica e já protagonizou o primeiro meme do seu pontificado. Uma foto antiga de Robert Francis Prevost, de 69 anos, caiu nas graças da internet ao mostrar o cardeal norte-americano, de camisa azul, tomando uma cervejinha em Belo Horizonte. A imagem foi registrada em 2004, durante a festa de 70 anos do Colégio Santo Agostinho, e confirmada pela própria instituição à reportagem do jornal O Tempo. Claro que a web não perdoou: em minutos, piadas como “nem ele resistiu” e “esse papa é praticamente brasileiro” dominaram as redes.
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
A repercussão foi tamanha que, além das brincadeiras, muitos internautas elogiaram a simplicidade e a espontaneidade do novo pontífice. Afinal, não é todo dia que se vê um papa, mesmo que na época ainda fosse padre, curtindo uma festa mineira com uma gelada na mão. E não foi uma visita qualquer. Em 2004, Prevost participou como superior da Ordem de Santo Agostinho das comemorações no colégio, localizado na avenida Amazonas, região Centro-Sul da capital mineira.
Mas a relação do novo papa com Minas Gerais não parou por aí. Em 2012, ele voltou ao estado em mais uma visita pastoral. Dessa vez, esteve em Mário Campos, na Grande BH, onde presidiu a Profissão Solene dos freis no Ilali, momento em que os frades se comprometem com votos de pobreza, castidade e obediência, selando de forma definitiva sua vinculação à Ordem de Santo Agostinho. Um dos professos daquela ocasião foi o frei Jeferson Felipe, hoje vice-presidente da Rede Lius Agostinianos, mantenedora do Colégio Santo Agostinho. “Naquela ocasião, o prior geral da nossa ordem era o padre Robert Prevost, hoje Papa Leão XIV. Em virtude dessa função na ordem, ele estava aqui no Brasil para presidir a nossa assembleia vicarial e acolheu, como prevê as constituições, a profissão dos votos”, explica o frei. “Professamos votos eu e mais dois companheiros. Foi uma ocasião de muita alegria. Eu lembro que, na celebração, eu cheguei a expressar isto: nunca imaginei que eu iria professar votos diretamente nas mãos do prior geral, que para nossa ordem é uma figura importantíssima. E hoje eu digo de novo: nunca imaginei que eu ia professar votos na mão do prior geral e que hoje é papa”, declara.
Durante a passagem, Robert Francis Prevost visitou também a Fraternidade Agostiniana do Barreiro, a Paróquia Cristo Redentor (no Barreiro de Cima), o Colégio Santo Agostinho e a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no bairro Santo Agostinho. Na época das visitas, Prevost, ainda padre, já demonstrava carisma e proximidade com os fiéis. Segundo o frei Paulo Gabriel, que vive em Belo Horizonte e o conheceu pessoalmente, o agora papa Leão XIV é um homem “humilde, próximo, sério, muito espiritual e contido nos gestos”. Pelo visto, até quando estava no Brasil, sua postura equilibrava simplicidade e firmeza — mas com espaço para uma cervejinha despretensiosa à mineira.