Belo Horizonte, 5 de abril de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Espionagem da Abin sobre Itaipu provoca tensão entre Brasil e Paraguai

Denúncia de monitoramento secreto paralisa negociações sobre a energia da usina binacional e Itamaraty tenta reverter cenário

Ouça este conteúdo

0:00

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está atuando para amenizar a crise diplomática com o Paraguai, após a revelação de que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) teria realizado uma operação de espionagem contra autoridades paraguaias. A denúncia envolve o monitoramento de figuras ligadas às negociações sobre a usina hidrelétrica de Itaipu, administrada em conjunto pelos dois países. Segundo o Itamaraty, a ação teria ocorrido entre junho de 2022 e março de 2023, ainda durante o governo anterior, e foi encerrada assim que identificada pela atual gestão.

✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲

Como reação, o governo paraguaio convocou seu embaixador no Brasil, bem como o representante diplomático brasileiro em Assunção, para prestar esclarecimentos. Esse gesto é um sinal claro de insatisfação e formaliza o desconforto com o episódio. Em nota divulgada nesta semana, o Itamaraty reconheceu o episódio e reforçou que o atual governo não teve participação na iniciativa, destacando que o programa foi interrompido tão logo as novas autoridades tomaram ciência dos fatos.

Durante entrevista concedida nesta quinta-feira (3), a secretária de América Latina do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Padovan, lamentou o ocorrido e classificou como “improvável” a hipótese de um país amigo como o Paraguai ser alvo de espionagem. Ela também criticou o vazamento das informações à imprensa antes da conclusão dos processos internos de apuração. “As instituições envolvidas estão fazendo seus processos internos de averiguação”, afirmou.

Além do desgaste diplomático, o episódio causou impacto direto nas negociações em curso sobre a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu. O governo paraguaio decidiu congelar as tratativas, que envolvem a definição dos valores pagos pelo Brasil à energia excedente gerada na usina e revendida pelo Paraguai. Os dois países já vinham enfrentando dificuldades para chegar a um consenso sobre os reajustes previstos.

Agora, o foco do governo brasileiro está em restabelecer a confiança com o país vizinho e garantir que a relação bilateral não seja permanentemente abalada.

plugins premium WordPress