Ouça este conteúdo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030 e prestes a virar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, declarou que sua derrota nas eleições de 2022 foi culpa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Durante uma entrevista ao podcast Inteligência Ltda., ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Bolsonaro afirmou: “A Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente.”
✅ Fique por dentro! Receba as notícias do G5 Minas em primeira mão no WhatsApp. 📲
A declaração refere-se a um incidente ocorrido na véspera do segundo turno das eleições de 2022, em 29 de outubro, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem negro pelas ruas do bairro Jardins, em São Paulo. O caso teve grande repercussão nas redes sociais e, segundo o ex-presidente, prejudicou sua campanha. “Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: ‘Olha, o Bolsonaro defende o armamento’. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu”, justificou.
O trecho da fala foi amplamente compartilhado nas redes sociais e comentado por figuras públicas. O influenciador digital Sérgio A J Barreto, por exemplo, destacou: “E aí o golpista inelegível não só admite, ao lado do seu comparsa Tarcísio, que perdeu a eleição, mas ainda joga a culpa da derrota na Carla Zambelli. Ele finge não saber a tragédia que causou ao país ou os crimes que cometeu. É o desespero porque vai virar réu e será preso.”
Atualmente, Zambelli enfrenta um julgamento no STF pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma. A deputada pode ser sentenciada a cinco anos e três meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do mandato. Apesar da tentativa de Bolsonaro de responsabilizá-la pelo fracasso eleitoral, a própria Zambelli já havia dado sua versão sobre a derrota do ex-presidente. Em junho de 2024, ela declarou que o fracasso nas urnas foi resultado da desunião da direita: “Sabe por que a gente não conseguiu reeleger Bolsonaro? Porque a direita se degladia em público”.
A declaração de Bolsonaro expõe divisões internas no bolsonarismo e levanta questionamentos sobre sua estratégia política para os próximos anos. Enquanto enfrenta processos na Justiça, o ex-presidente parece buscar um novo discurso para manter sua base mobilizada, agora colocando sobre Zambelli a responsabilidade pelo seu revés eleitoral.