Ouça este conteúdo
Motoristas que trafegam pela região da Pampulha devem ficar atentos: a Avenida Otacílio Negrão de Lima está interditada desde ontem (10/02) nos dois sentidos e permanecerá bloqueada por cerca de 20 dias. A intervenção ocorre no cruzamento com a Alameda das Latânias e faz parte de um projeto da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para modernização da rede de esgoto.
Com a interdição, os motoristas que seguem da Avenida Pedro I (barragem da Pampulha) em direção ao Centro devem utilizar a Avenida Antônio Carlos, passar pela Avenida Santa Rosa e retornar à Avenida Otacílio Negrão de Lima. Já quem está na Otacílio Negrão de Lima deve acessar a Avenida Santa Rosa para chegar à Antônio Carlos.
No primeiro dia de bloqueio, condutores relataram dificuldades no trânsito, com congestionamentos e lentidão no fluxo de veículos. Muitos foram pegos de surpresa e reclamaram da falta de informação sobre as mudanças. O aumento no número de carros nas vias alternativas também gerou transtornos, exigindo mais paciência dos motoristas.
As obras da Copasa envolvem a modernização do “interceptor de esgoto”, uma estrutura subterrânea de grande diâmetro que conduz os dejetos da região até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça. Com mais de três décadas de uso, a tubulação atual será substituída para evitar que a Lagoa da Pampulha seja contaminada em caso de extravasamento da rede.
O projeto tem um investimento de R$ 13 milhões e utiliza o Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma tecnologia que reduz o impacto da obra na superfície. Serão substituídos 175 metros de tubulação por um novo interceptor com diâmetro ampliado para 1.800 milímetros, permitindo um aumento na capacidade de vazão para até 2 mil litros por segundo.
A Prefeitura de Belo Horizonte reforça a necessidade de paciência dos motoristas e pede que utilizem rotas alternativas sempre que possível para minimizar os congestionamentos.