Ouça este conteúdo
Em seu primeiro discurso como presidente dos Estados Unidos, Donald Trump declarou que seu governo adotará uma política que regulará “apenas dois gêneros: masculino e feminino”. A fala marcou o início de uma nova abordagem governamental, encerrando políticas anteriores que permitiam o reconhecimento de um terceiro gênero em alguns contextos.
“A partir de hoje, a política oficial do governo dos Estados Unidos existirá apenas dois gêneros, masculino e feminino”, afirmou Trump durante a coletiva de posse nesta segunda-feira. Ele também prometeu eliminar iniciativas governamentais que, em segundo lugar, tentassem integrar questões de raça e gênero em aspectos da vida pública e privada.
Ainda antes da posse, durante o AmericaFest, um evento conservador realizado em dezembro, Trump já havia declarado que planejava “deter a loucura transgênero” ao assumir a carga. Na ocasião, o presidente também enfatizou que pretendia “manter os homens fora dos esportes femininos”, reforçando sua posição sobre questões de gênero.
A declaração gerou respostas imediatas de organizações que defendem os direitos da comunidade trans. O grupo Advocates for Trans Equality publicou em suas redes sociais: “Hoje é um dia difícil para a nossa comunidade. O novo governo destruiu a vida de pessoas trans, a saúde e a dignidade. Nos próximos meses, será essencial dar suporte e apoio a cada uma dessas pessoas.”
Trump foi empossado como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia no Capitólio, em Washington, DC, acompanhado por centenas de apoiadores, políticos e líderes estrangeiros. Ao lado do vice-presidente JD Vance, ele fez o juramento de posse do chefe da Suprema Corte, John Roberts, ao meio-dia (horário local).
No discurso inaugural, Trump reforçou sua visão de restauração nacional. “A partir deste dia, nosso país florescerá e será respeitado por todos. Não permitiremos que ninguém se aproveite de nós. Nossa soberania será recuperada, e nossa maior prioridade será construir uma nação orgulhosa, próspera e livre.”
A cerimônia de posse ocorreu na Rotunda do Capitólio, protegendo os presentes das baixas temperaturas que atingiram Washington, DC, com mínimas previstas de -13ºC. Trump concluiu o evento reafirmando sua promessa de priorizar os interesses dos Estados Unidos acima de tudo, destacando que o país entrará em uma “nova era de sucesso nacional”.