Ouça este conteúdo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta para a possibilidade de chuvas fortes, com acumulados de até 40 mm, além de ventos que podem atingir até 50 km/h, válido até a manhã de quarta-feira (15). A previsão do tempo para esta terça-feira (14) aponta para céu parcialmente nublado a nublado, com a temperatura máxima chegando a 26ºC.
A principal recomendação da Defesa Civil é que a população evite áreas propensas a alagamentos e enxurradas, como regiões próximas a córregos, além de não estacionar veículos embaixo de árvores e manter distância de cabos elétricos rompidos. Para quem mora em áreas de encostas, é essencial estar atento a sinais de instabilidade, como rachaduras ou o surgimento de minas d’água, e, em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou a CEMIG pelo 116.
Atualmente, o estado de Minas Gerais enfrenta sérios desafios em função das chuvas, com 3.210 pessoas desalojadas e 343 desabrigadas, conforme o boletim da Defesa Civil. Em todo o estado, 58 municípios estão em situação de emergência. Desde o início do período chuvoso, em setembro de 2024, foram registradas 25 vítimas fatais.
A mais recente morte foi de um homem em Glaucilândia, vítima de um acidente ocorrido na última sexta-feira (10). Durante as fortes chuvas no Norte do estado, ele tentou atravessar uma ponte que não estava segura, e o carro foi levado pelas águas. O Corpo de Bombeiros localizou o corpo na segunda-feira (13), a 4 km do local do acidente.
Além dessa tragédia, no último fim de semana, 10 pessoas perderam a vida em Ipatinga, e uma mulher morreu em Santana do Paraíso. Na Zona da Mata, em Carangola, um homem foi soterrado no dia 8, e em Tombos, outro homem morreu ao tentar atravessar um riacho a cavalo. Também foram registrados óbitos em cidades como Ipanema, Raul Soares, Uberlândia, Maripá de Minas, Coronel Pacheco, Nepomuceno, Capinópolis e Alterosa.