Ouça este conteúdo
A Albânia anunciou, neste sábado (21), que o TikTok será proibido no país por um ano, a partir de 2025. A decisão foi tomada após o assassinato de um adolescente de 14 anos, esfaqueado em novembro após uma discussão com um colega, que teria se intensificado nas redes sociais. O caso gerou uma onda de indignação na sociedade e levantou questões sobre a influência das plataformas digitais na violência entre jovens.
O governo da Albânia, em resposta ao incidente, revelou que a proibição do aplicativo faz parte de um plano mais amplo para melhorar a segurança nas escolas do país. O primeiro-ministro Edi Rama, durante reunião com pais e educadores, afirmou que o uso de redes sociais, especialmente o TikTok, contribui para o aumento da violência entre os estudantes.
Em um dos vídeos relacionados ao caso, menores foram flagrados expressando apoio ao homicídio na plataforma. A medida de proibição tem como objetivo conter a disseminação de conteúdos violentos, mas ainda não foi comentada oficialmente pela empresa do TikTok.
A proibição do aplicativo segue uma tendência observada em outros países europeus, como França, Alemanha e Bélgica, que também impuseram restrições ao uso de redes sociais por menores de idade.