Belo Horizonte, 12 de janeiro de 2025

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Empreendedoras mineiras ganham força com crédito do BDMG

Ouça este conteúdo

0:00

A dança sempre foi paixão das irmãs Nádia, Débora e Natália, mas foi há nove anos que o sonho delas se transformou em um negócio de sucesso: o Pas de Quatre Centro de Dança, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Hoje, elas comemoram não só o sucesso no mercado, mas também o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que tem se mostrado fundamental no crescimento das microempresas lideradas por mulheres.

Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta terça-feira (19/11), o BDMG divulgou números impressionantes: até outubro, os financiamentos às mulheres superaram R$ 60 milhões, já ultrapassando todo o volume de 2023. Além disso, o número de empreendimentos comandados por mulheres apoiados pelo banco cresceu 20% em 2024.

Esses números mostram a força das mulheres no comando de micro e pequenas empresas, como as irmãs Samarino, que, com o apoio do banco, conseguiram realizar melhorias no espaço e aumentar suas matrículas de 170 para 235 alunos. Nádia, formada em administração, foi uma das empreendedoras que procurou o crédito do BDMG para ajustar o fluxo de caixa e realizar reformas que impulsionaram o crescimento do negócio.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o crescimento das mulheres empreendedoras em Minas é motivo de orgulho. “Ver mulheres gerando emprego e renda é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento econômico sem distinção de gênero”, afirmou.

O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destacou que o banco mineiro foi pioneiro ao oferecer linhas de crédito com taxas reduzidas para mulheres empreendedoras durante todo o ano, e não apenas em datas comemorativas como março, mês da mulher.

Desafios superados
De acordo com o Sebrae Minas, cerca de 40% dos pequenos negócios mineiros são liderados por mulheres. Nádia, Débora e Natália se encaixam nesse perfil e relatam que, apesar da predominância feminina no mercado da dança, enfrentam desafios, principalmente com fornecedores. Mesmo assim, as irmãs seguem firmes na gestão do seu negócio, que atende 270 alunos, entre pagantes e bolsistas.

Linhas exclusivas
O BDMG continua a oferecer linhas exclusivas de crédito para empreendedoras com taxas reduzidas e prazos diferenciados. Desde 2019, o banco já liberou R$ 295 milhões para mais de 5 mil empreendedoras em Minas Gerais, ajudando a fortalecer a economia e o empreendedorismo feminino.

plugins premium WordPress