Belo Horizonte, 25 de dezembro de 2024

A voz de Minas no portal que mais cresce!

Últimas notícias

Governo descarta contaminação de ‘vaca louca’ em paciente de MG

Ouça este conteúdo

0:00

Governo de Minas Gerais informou nesta terça-feira (12) que o paciente de 78 anos, internado com suspeita da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ) – popularmente associada à “doença da vaca louca” – não contraiu a doença através de carne bovina contaminada. Exames apontam que a forma da enfermidade é provavelmente esporádica, ou seja, desenvolvida sem uma causa específica. A confirmação final, no entanto, só ocorre via exame neuropatológico, realizado apenas em caso de falecimento.

A DCJ é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e pode se manifestar sem uma causa definida, como é o caso investigado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 85% dos casos dessa doença ocorrem de forma esporádica, geralmente em pessoas entre 55 e 70 anos.

A Secretaria também informou que o paciente, residente de Ubaporanga (a 290 km de BH), está sendo tratado em Caratinga e passa por exames para identificar a presença da proteína 14-3-3, marcador associado à DCJ. Apesar do temor popular em relação à “vaca louca”, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) garante que não há suspeitas de contaminação de rebanhos em Minas Gerais, e a OMS classifica o risco de contaminação no Brasil como insignificante.

plugins premium WordPress