Ouça este conteúdo
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que não comparecerá à reunião em Brasília, convocada pelo presidente Lula, para discutir novas políticas de segurança pública. Ele expressou preocupação de que o encontro se torne apenas um espaço para discursos vazios, sem um debate real e construtivo.
O evento está agendado para esta quinta-feira (31) e abordará, entre outros assuntos, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para reformular a segurança no país. Zema revelou que os governadores do Sul e do Sudeste, parte do Consórcio Cosud, já apresentaram sugestões ao Ministério da Justiça, mas até agora não obtiveram respostas satisfatórias.
Na mensagem ao presidente, Zema destacou a falta de clareza sobre os termos da PEC e afirmou que a proposta, segundo o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, só será enviada ao Congresso após um debate mais profundo com os estados.
Além de Zema, o governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, também se juntou à recusa de participar da reunião, ambos alinhados à oposição ao governo federal.