Ouça este conteúdo
A XP Investimentos vai ter que desembolsar mais de R$ 5 milhões por causa de uma multa aplicada pelo Procon de Minas Gerais. A corretora é acusada de levar os consumidores a investir sem esclarecer direitinho as condições do negócio.
Tudo começou quando um cliente fez uma reclamação ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), dizendo que a XP ofereceu um investimento chamado “Certificado de Operações Estruturadas (COE)”, mas não explicou os riscos envolvidos e quanto tempo ele precisaria esperar para conseguir resgatar o dinheiro.
Durante a investigação, o consumidor apresentou mensagens de WhatsApp onde questionava os atendentes da XP sobre o investimento. Outros documentos, como reportagens que falavam dos riscos do COE, também foram utilizados para reforçar a reclamação.
A XP até tentou provar que informou ao cliente que o dinheiro só poderia ser retirado após cinco anos. Mas as evidências mostraram que a corretora não deixou claro os riscos do investimento, o que levou o Procon-MG a decidir pela multa.
Quando questionada pela imprensa, a XP Investimentos optou por não comentar sobre o caso.