SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
Belo Horizonte vai ter um dia extra de horário eleitoral por causa de uma decisão da Justiça que concedeu direito de resposta a Fuad Noman (PSD). Ele e seu concorrente, Bruno Engler (PL), estão quase empatados nas pesquisas, com Noman tendo 46% e Engler com 40%, segundo a Quaest.
Tudo começou quando o deputado Nikolas Ferreira (PL) postou um vídeo cheio de desinformação para ajudar seu aliado, Bruno Engler. A Justiça já havia retirado do ar um vídeo da campanha de Engler, que fazia uma ligação infundada entre um livro escrito por Fuad e pedofilia. Mesmo assim, Ferreira continuou espalhando a mesma acusação em suas redes sociais.
O juiz Adriano Zocche apontou que o vídeo do deputado claramente tinha uma "natureza de propaganda eleitoral" e era uma "distorção e manipulação" para enganar o eleitorado, configurando propaganda disfarçada. Ele ordenou a retirada imediata do vídeo, com uma multa de R$ 5 mil por hora caso ele continuasse disponível nas redes sociais.
Além de remover o vídeo, a Justiça determinou que Fuad terá dez inserções no rádio nesta sexta e sábado (26), utilizando o espaço que seria de Engler. Enquanto o horário eleitoral se encerra em todo o Brasil nesta sexta-feira (25), Belo Horizonte ganha um dia a mais devido a essa decisão.