Belo Horizonte, 01 de Novembro de 2024
icon-weather

01 de Novembro de 2024, 16h:34 - A | A

GERAL / PELO SUS

Hospital da UFMG tem primeiro bebê de fertilização in vitro com duas mães

O nascimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é inédito no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte

SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5



Um bebê gerado por fertilização in vitro (FIV) e registrado com duas mães nasceu no Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, marcando um momento histórico na instituição. As mães K. R. e N. X., que sonhavam em formar uma família desde o início do relacionamento, realizaram esse desejo por meio do Serviço de Reprodução Humana do hospital, que atende pelo SUS.

O tratamento começou em 2021 e, entre o final de 2023 e fevereiro de 2024, aconteceu a fertilização. Os óvulos de K. R. foram fertilizados com espermatozoides de um doador anônimo. O procedimento incluiu a retirada dos óvulos, a fertilização, o cultivo dos embriões e a transferência para o útero. A gestação foi confirmada após nove dias, e K. R. descreveu a experiência como tranquila e bem-sucedida.

Todo o acompanhamento foi realizado no HC-UFMG, com pré-natal no ambulatório e parto na maternidade. Para registrar o recém-nascido, foi necessário apresentar a Declaração de Nascido Vivo e um relatório do procedimento de FIV.

Kelly Cristina Bordonove, chefe da Unidade de Saúde da Mulher, ressaltou a importância do atendimento pelo SUS e o compromisso ético do hospital. N. X. destacou a felicidade de romper barreiras e abrir portas para outras famílias que buscam realizar o mesmo sonho.

Comente esta notícia