SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, fez uma grave denúncia: segundo ele, houve uma tentativa de assassinato contra ele na manhã deste domingo, 27. Em um vídeo postado no Facebook, Morales mostrou o carro em que estava, que foi alvo de tiros enquanto ele e seu motorista estavam a caminho de um programa semanal.
As imagens mostram marcas de balas no veículo, e o motorista aparece ferido, com sangue na cabeça e no peito. “Estão atirando em nós! Mobilizem-se rápido!”, grita Morales no vídeo, evidenciando o desespero da situação. Veja vídeo completo no final da matéria.
Em uma entrevista, ele contou que dois veículos interceptaram o carro e dispararam em sua direção. “Uma bala passou a centímetros da minha cabeça”, revelou, sem saber se os atiradores eram policiais ou militares. A imprensa local informou que, ao todo, 14 tiros foram disparados contra o carro de Morales.
Esse ataque ocorre em um momento de crescente tensão política na Bolívia, onde Morales, líder da oposição ao governo de Luis Arce, enfrenta uma série de desafios legais, incluindo uma intimação do Ministério Público por um suposto caso de abuso de menor. Seus apoiadores consideram essas acusações como uma tentativa de silenciá-lo, prometendo continuar a luta.
Enquanto isso, o governo boliviano mobilizou mais de 1.700 policiais e uma frota de veículos para conter protestos e desbloquear vias.