SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
Um avião de pequeno porte, que ia de Florianópolis para Belo Horizonte, caiu em uma área de mata na cidade de Santa Branca, no interior de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (23). O acidente aconteceu durante uma tempestade e matou todas as cinco pessoas a bordo. As vítimas eram o piloto, o copiloto e três passageiros.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião, um Embraer-121 Xingu com oito assentos, sumiu dos radares por volta das 18h39. O local da queda foi encontrado pelas equipes de resgate perto das 23h, numa região de difícil acesso, próxima aos limites de Santa Branca e Paraibuna.
Moradores da área disseram que ouviram um barulho estranho, como uma falha no motor, seguido por uma explosão. O Corpo de Bombeiros confirmou que chovia forte no momento da queda e que a tempestade pode ter contribuído para o acidente. A Defesa Civil informou que choveu mais de 40 milímetros na cidade em poucas horas.
As operações de resgate e investigação estão sendo coordenadas pelo Salvaero, com a participação de equipes da FAB, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A área foi isolada para facilitar a identificação dos corpos, que foram encontrados em meio aos destroços.
A FAB já iniciou as investigações para descobrir as causas do acidente. A aeronave era operada por uma empresa de táxi aéreo, e ainda não há mais detalhes sobre as circunstâncias que levaram ao acidente.