SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
Um acidente na BR-376, em Guaratuba (PR), na noite de domingo (20), deixou nove mortos após uma carreta tombar e esmagar a van que transportava atletas de remo de Pelotas. Imagens da van destruída chocam pela gravidade do impacto. Entre as vítimas estão sete jovens atletas, o coordenador da equipe e o motorista da van, que seguiam para um torneio em São Paulo.
O velório coletivo das nove vítimas está marcado para esta terça-feira (22), em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A cerimônia será realizada no clube Centro Português 1º Dezembro. Os corpos devem chegar à cidade à tarde, transportados pela Força Aérea Brasileira.
Os mortos foram identificados como:
- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos, natural de Pelotas;
- Samuel Benites Lopes, 15 anos, natural de São José do Norte;
- Henry Fontoura Guimarães, 17 anos, natural de Pelotas;
- João Pedro Kerchiner, 17 anos, natural de Pelotas;
- Helen Belony, 20 anos, natural de Pelotas;
- Nicole da Cruz, 15 anos, natural de Pelotas;
- Angel Souto Vidal, 16 anos, natural de Pelotas;
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos, natural de Pelotas;
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos.
Duas pessoas sobreviveram: o atleta João Pedro Milgarejo, de 17 anos, e o motorista da carreta, ambos já receberam alta do hospital.
As vítimas faziam parte do projeto “Remar para o Futuro”, ligado ao clube Centro Português e à Academia de Remo Tissot, com apoio da prefeitura e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Ministério do Esporte organizou o translado dos corpos em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB).
A polícia do Paraná está investigando as circunstâncias do acidente e apura se a carreta perdeu os freios antes de tombar sobre a van. O motorista do caminhão deve ser ouvido nos próximos dias.
Veja vídeo que mostra como ficou o veículo: