SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24/10), aos 66 anos, após enfrentar sérios problemas de saúde relacionados à sua carreira como boxeador. Ele sofria de demência pugilística, causada por golpes repetidos na cabeça, e já havia sido diagnosticado com Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma condição incurável semelhante ao mal de Alzheimer, que afeta muitos lutadores.
A esposa de Maguila, Irani Pinheiro, confirmou a triste notícia à imprensa, refletindo sobre os altos e baixos da vida do ex-atleta: “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco.”
Atualmente residindo no interior de São Paulo, Maguila recebia o tratamento necessário para sua condição. Em abril, a família compartilhou um vídeo dele praticando boxe ao ar livre, mostrando que a atividade o ajudava a lidar com os desafios da doença.
No ano passado, a TV Cultura lançou a série Maguila, Um Lutador, que retratou a trajetória do boxeador em dois episódios. Após se aposentar do ringue nos anos 2000, ele ainda tentou brilhar como cantor, uma habilidade que muitos fãs não conheciam.