SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
A atriz Cássia Kis está em apuros após ser denunciada por homofobia pelo Ministério Público Federal (MPF), devido a declarações feitas em uma entrevista de 2022. Se condenada, ela pode ter que pagar uma multa que chega a R$ 1 milhão.
Segundo informações do portal Terra, a denúncia foi aceita recentemente pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, a pedido da Articulação Nacional dos Transgêneros (Antra) e do ator José de Abreu. Além dessa ação, Cássia também enfrenta outra reclamação feita pela ONG Arco-Íris, que luta pelos direitos LGBTQIA+. Eles pedem uma indenização coletiva de R$ 250 mil, que, se aprovada, será usada em ações contra a homofobia.
Na entrevista polêmica com a jornalista Leda Nagle, Cássia afirmou que casais homoafetivos são “destruição para a vida humana” e ameaçam a estrutura familiar. Ela criticou a chamada "ideologia de gênero" e expressou preocupações sobre crianças em espaços onde se beijam.
As declarações da atriz geraram uma onda de críticas, com reações negativas de figuras públicas como Xuxa, Maitê Proença e Lúcia Veríssimo.