SABRINA SILVA
REDAÇÃO G5
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), usou suas redes sociais nesta terça-feira (29) para expressar indignação com a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Mendes anulou as condenações de José Dirceu (PT) na Operação Lava Jato, onde o ex-ministro foi condenado por corrupção e organização criminosa.
Zema questionou: "O crime compensa no Brasil?" Ele afirmou que a decisão desrespeita a sociedade e enfraquece a luta contra a impunidade. A anulação, solicitada pela defesa de Dirceu, considerou o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) suspeito em seus julgamentos. Moro, que antes havia condenado Dirceu a 24 anos de prisão, foi nomeado ministro da Justiça por Jair Bolsonaro (PL) após as polêmicas que cercaram os processos.
Com a decisão do STF, Dirceu poderá recuperar seus direitos políticos, o que é um grande passo na sua trajetória política. Zema, que apoiou Bolsonaro em 2022, criticou a "confraria" entre Moro e os procuradores de Curitiba, que, segundo ele, viam a condenação de Dirceu como uma estratégia para desmantelar as denúncias contra Lula.